segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Bolo de Halloween




4 Ovos 
1 Iogurte natural
3 Copos de iogurte de açúcar
1 Copo de iogurte de óleo 
3 Copos de iogurte de farinha 
1 Colher de chá de fermento em pó 
1 Tablete de chocolate de leite 100g 
Chocolate branco q.b 
100ml de natas

Ligue o forno a 180 graus. Bata os ovos com o açúcar, junte o iogurte, o óleo, a farinha, mexa tudo e por último adicione o fermento até obter um preparado uniforme.
Coloque o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve o preparado ao forno durante 40 minutos mas faça o teste do palito. Depois de frio pode rechear no meio. Eu fiz sem recheio, só decorei por cima.
Leve ao lume o chocolate de leite com 100ml de natas e deixe derreter bem até ficar cremoso. À parte derrete-se 5 ou 6 cubos de chocolate branco com 2 colheres de natas até ficar cremoso.
Cubra o bolo todo com o chocolate de leite, coloque o chocolate branco num saco plástico e corte a ponta fina. No centro do bolo comece o círculo com o chocolate branco que vai até ao final do bolo, com um palito trace várias linhas perpendiculares aos círculos. As linhas devem sair do meio do bolo e devem chegar até à borda. Limpe o palito cada vez que for fazer uma nova linha. Leve ao frigorífico para solidificar o chocolate.
Decore a gosto

domingo, 30 de outubro de 2016

Snacks de Halloween




8 Ovos cozidos
2 Colheres de sopa de cebola picada
1 Colher sopa de salsa picada  
1 Lata de atum 
1 Iogurte natural
1 Colher de maionese
Azeitonas sem caroço q.b
Sal q.b
Pimenta q.b

Coza os ovos por 10 minutos, descasque e deixe arrefecer, corte em duas metades na vertical e separe a gema. 
Entretanto, ponha na picadora a cebola, salsa, sal e pimenta, triture, junte o atum escorrido e as gemas e volte a triturar tudo junto. Ponha dentro de uma taça, junte a maionese e envolva tudo muito bem. De seguida vá juntando o iogurte (pode não ser necessário adicionar o iogurte todo) até se encontrar na consistência de patê. Prove e rectifique os temperos. Recheie as claras com este preparado.
Depois é só cortar as azeitonas e decorar, parecendo aranhas. Vai ao frigorífico pelo menos 1 hora. É uma excelente entrada e faz-se em dois tempos.   

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bolo Brigadeiro


2 Chávenas de açúcar
2 Chávenas de farinha
1 Chávena de chocolate em pó
4 Ovos
1 Chávena de óleo
1 Chávena de água quente
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de fermento em pó

Mexe-se os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa depois mistura-se a farinha e o chocolate peneirado para não ficar grumos. Junta-se o óleo e a água quente, depois de tudo mexido junta-se o bicarbornato e o fermento e envolve-se tudo. Unta-se uma forma redonda com papel vegetal no fundo, manteiga e chocolate em pó em vez de farinha. Vai ao forno 50 minutos mas é melhor fazer o teste do palito.
Depois de o bolo frio, corta-se ao meio e põe-se o recheio no meio, volta-se a pôr a outra parte e barra-se o bolo todo com o chocolate, se ficar muito seco e só aquecer um pouco, depois é só polvilhar com granulado de chocolate.

O meu é polvilhado com bolo de chocolate ralado pois antes de o barrar cortei uma tira de bolo e ralei no ralador de legumes. Mas com o granulado é mais fácil e fica mais bonito.


Para o recheio:

1 Lata de leite condensado
1 Pacote de natas
200g de Chocolate meio amargo

Vai tudo ao lume mexendo até estar a ferver depois baixa-se o lume mas continua-se a mexer para não pegar, até ficar mais grosso.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Massa esparguete com ervilhas e ovos


500g de Ervilhas
1 Cebola
2 Dentes de alho
3 Colheres de sopa de azeite
2 Folhas de louro
2 Tomates maduros
3 a 4 Fatias de bacon
1 Colher de chá de açúcar
2 Cenouras
Coentros q,b
4 ovos
Massa esparguete q.b

Pique a cebola, o alho e o bacon no azeite, acrescente o tomate passado pela varinha, o louro e deixe cozinhar um pouco. Junte as cenouras aos cubos pequenos e as ervilhas, tempere a gosto e deixe cozinhar agitando o tacho de vez em quando para não pegar.
Quando as ervilhas estiverem quase cozidas, acrescente o açúcar, parta os ovos em cima das ervilhas e tape o tacho, deixando escalfar os ovos. À parte coza a massa esparguete e quando estiver cozida junte às ervilhas mas antes retire os ovos, junte os coentros e sirva.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Almofadinhas de frango e cenoura





1 Peito de frango
1 Cebola pequena
2 Dentes de alho
1 Cenoura
1 Ovo
200ml de Leite
1 Colher de sopa de farinha
1 Pacote de massa folhada rectangular
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
Nos moscada q.b.
Sal q.b.

Refoga-se a cebola com o alho no azeite até a cebola ficar mole e transparente, junta-se a cenoura e o frango desfiado (sobras de frango cozido ou assado) deixa-se fritar um pouco e junta.se a farinha mexendo bem todos os ingredientes. Por último o leite e mexe-se para que fique cremoso, se for necessário junte mais leite. Deixe arrefecer antes de fazer as almofadinhas.
Corte a massa do tamanho que desejar, ponha o recheio e tape, faça com um garfo todo a volta para ficar bem fechado para não sair recheio. Ponha num tabuleiro, pincele com ovo batido e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

domingo, 23 de outubro de 2016

Creme de abóbora com coentros


500g de Abóbora
1 Alho frances
1 Cougette
1 Cebola
4 colheres de sopa de azeite
Coentros q.b.

Corte a abóbora, o alho, a courgette, a cebola aos cubos e coloque numa panela com água e sal. Ponha ao lume por 15 a 20  minutos. Quando estiver cozido triture tudo, volte a pôr ao lume e junte o azeite e os coentros, sal se for necessário e deixe mais 2 a 3 minutos a ferver e está pronta.

Nas sopas, o azeite deve ser sempre acrescentado no final, pois a fervura retira as suas melhores propriedades.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pataniscas de bacalhau com arroz de pimentos






Para as pataniscas:

2 Ovos
1 Posta de bacalhau
130g de Farinha sem fermento
1 Colher de chá de fermento
1/2 Pimento vermelho (opcional)
50ml de Água
1 Cebola
Sal q.b
Pimenta q.b.
Salsa q.b.
Óleo para fritar

Junte a farinha, sal, pimenta, os ovos e a água. Mexer muito bem com as varas até ficar tudo incorporado e obter um polme liso.
Pique a cebola, o pimento e desfie bem o bacalhau. Junte ao preparado e mexa. Adicione a salsa, o fermento,sal e pimenta e volte a mexer tudo.
Coloque um pouco de óleo na frigideira e aqueça.
Quando o óleo estiver quente deita-se colheradas de massa (quanto maior for a colher maiores serão as pataniscas). Deixar fritar de um lado e depois do outro. Deixar escorrer em papel absorvente e sirva.


Para o arroz:



1 Cebola
2 Dentes de alho
3 Tomates / 2 Colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 Pimento verde
1/2 Pimento vermelho
1 Chávena de arroz carolino
Azeite q.b
Salsa picada

Fazer um refogado com azeite, cebola e alho. Adicione os tomates bem maduros, cortados aos pedaços e deixa-se cozinhar um pouco. Adicione 3 chávenas de água e deixa-se levantar fervura. Junte o arroz e deixe cozinhar. Retifique os temperos, junte o pimento e a salsa, um pouco antes de apagar o lume. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Bolo de gomas

5 Ovos
1 Lata de leite condensado cozido
4 Colheres de sopa de água quente
200g de Açúcar
3 Colheres de chá de açúcar baunilhado
160g de Farinha
50g de Amido de milho (maisena)
2 Colheres de chá de fermento

Bater os ovos com a água quente, usando a batedeira no máximo, depois junta-se o açúcar e volta-se a mexer até ficar um creme homogéneo. Adiciona-se as farinhas e o fermento e envolve-se com a colher de pau.
Unta-se uma forma com papel vegetal no fundo, manteiga e farinha e coloca-se a massa dentro da  forma. Vai ao forno 30 a 40 minutos até fazer o teste do palito e estar bom.
Deixa-se arrefecer, corta-se ao meio e barra-se com o leite condensado. Volta-se a pôr a outra parte e barra-se o bolo todo com o leite condensado, depois é só colar as gomas que quiser.