terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Bolo de aniversário




1 Bolo de chocolate
1 Cheesecake
Molho de frutos vermelhos congelados (usei morangos e cerejas)
Morangos q.b
Bolachas Oreo com creme branco (pequenas e grandes)
Creme de chocolate
Outro tipo de bolachas para decorar

Comece por fazer os bolos de véspera para que estejam frios e se possa montar sem partir. As formas têm que ter a mesma medida, as minhas têm 22cm.


Bolo de Chocolate:

100g de Manteiga
250g de Açúcar
2 Ovos inteiros
45g de Cacau em pó
2 Colheres de fermento
1 Pitada de sal fino
170g de Farinha
160ml de Leite

Misture a manteiga com o açúcar, adicione um ovo de cada vez e mexa entre cada adição até ficar uma massa esbranquiçada e homogénea. Acrescente o cacau, fermento e o sal, mexa muito bem.
Adicione metade da farinha e envolva com a colher de pau, adicione o leite e por fim a restante farinha. Unte uma forma, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar com manteiga e farinha, verta o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 160 graus durante 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito. Depois de frio divida em duas partes iguais, no sentido horizontal.


Cheesecake:

200g de Bolachas digestivas
100g de Manteiga derretida
400ml de Natas
250g de Queijo creme
7 Folhas de gelatina
1/2 lata de leite condensado

Comece por forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Triture as bolachas, derreta a manteiga, junte às bolachas trituradas e envolva muito bem. Ponha o preparado na forma e pressione  bem com a ajuda de uma colher ou com o fundo de um copo e forre o fundo com este preparado. Leve ao frigorífico. Deite o leite condensado para uma taça, junte o queijo e envolva muito bem. Ponha as folhas de gelatina de molho em agua fria. Bata as natas até ficarem fofas quase em chantilly, e adicione ao preparado anterior e envolva. Escorra bem as folhas de gelatina, tire o máximo de água, derreta no micro ondas sem deixar ferver e junte em fio ao preparado mexendo sempre.
Retire a forma do frigorífico, verta a mistura e leve novamente ao frigorífico até solidificar, de preferência de um dia para outro ou no mínimo 4 horas. Retire da forma e com a ajuda de uma faca retire o papel e ponha num prato com cuidado para não partir.


Molho de frutos vermelhos:

100g de Açúcar
200g de Frutos vermelhos

Deite o açúcar num tacho,  junte os frutos vermelhos, misture e leve ao lume brando mexendo de vez em quando até obter uma consistência de doce. Retire do lume e reserve.


Creme de chocolate:

200g de Chocolate de culinária
200ml de Natas

Pique o chocolate em pequenos pedaços. Aqueça as natas, sem deixar ferver, deite sobre o chocolate picado e vá mexendo até ficar todo derretido e cremoso. Deixe arrefecer um pouco antes de pôr no bolo.



Montagem do bolo:

Comece por pôr uma parte do bolo de chocolate num prato de servir, depois barre com chocolate e ponha bolachas oreos de creme branco, ponha outra camada de chocolate, adicione o cheesecake por cima (mas não se esqueça de tirar o papel). Por cima do cheescake põe-se o molho de frutos vermelhos e a seguir mais um bolo de chocolate, volta-se a barrar com o creme de chocolate e decora-se com morangos, oreos (grandes e pequenos) e bolachinhas a gosto. Este bolo parece um pouco difícil por ter muitos passos mas não é. Fica um bolo muito bonito para fazer num aniversário.


Bom Apetite!



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bolo de Carnaval


100g de Manteiga
250g de Açúcar
2 ovos Inteiros
45g de Cacau em pó 
2 Colheres de chá de fermento em pó
1 Pitada de sal fino
170g de Farinha
160ml de Leite
Gomas q.b
200ml de natas
100g de chocolate

Misture a manteiga amolecida com o açúcar e mexa bem, adicione um ovo de cada vez e mexer muito bem entre cada adição até ficar uma massa homogénea e esbranquiçada. Acrescente o cacau, o fermento e o sal. Adicione metade da farinha e envolva com uma colher de pau, junte o leite e por fim a restante farinha. Unte uma forma e forre o fundo com papel vegetal, volte a untar com manteiga e farinha, verta o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 35 a 40 minutos. Verifique com o palito e decore com gomas a gosto.    


Para a cobertura:

Ponha as natas a aquecer. Quando estiverem quentes, adicione o chocolate aos cubos e mexa bem até ficar derretido. Deixe arrefecer um pouco e ponha por cima do bolo. 

Bom Apetite!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Caril de atum




Caril de atum é uma combinação que pode parecer estranha mas resulta muito bem e é muito rápido de preparar. É uma receita ótima para aqueles dias que não sabemos o que fazer para o jantar.


3 Latas de atum em azeite 
1 Cebola 
200ml de Leite de coco
2 Dentes de alho
2 Colheres de sopa de polpa de tomate
1 Colher de sopa de caril
2 Colheres de sopa de coco ralado (opcional)
Coentros a gosto
Azeite a gosto
Passas de uva a gosto (opcional)

Pique a cebola com os dentes de alho, e ponha num tacho juntamente com azeite (pode por o azeite de uma lata de atum) deixe refogar até a cebola estar macia, junte a polpa de tomate e o caril, e deixe cozinhar um pouco em lume brando, acrescente o atum escorrido, o leite de coco e o coco ralado. Mexa, reduza o lume e deixe ferver 3 a 4 minutos. Sirva com arroz branco polvilhado com coentros picados e passas de uva.



Bom apetite!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Bolo Formiga



3 Ovos
1 Iogurte
2 Copos de iogurte de açúcar
3 Copos de iogurte de farinha
1 Colher de chá de fermento em pó
1 Copo de iogurte de óleo
Granulado de chocolate

Colocar os ovos numa taça e mexer bem, adicionar o açúcar e mexer até dobrar de volume, juntar o óleo e o iogurte e voltar a mexer. Adicione a farinha já com o fermento e por último o granulado de chocolate a gosto. Vai ao forno numa forma untada com manteiga e farinha durante 30 a 40 minutos a 180 graus.

Bom Apetite!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Bolo de chocolate



250g de Açúcar 
100g de Manteiga
2 Ovos inteiros
45g de Cacau em pó
2 Colheres de chá de fermento
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
170g de Farinha 
160ml de Leite
1 lata de leite condensado cozido 
1 Pacote de pasta de açúcar vermelho 

Mexe-se a manteiga com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada, junta-se os ovos e mexe-se entre cada adição. Junta-se o cacau e o bicarbonato e mexe-se, juntar o fermento à farinha e incorporar metade da farinha no preparado, de seguida adiciona-se o leite e por último a restante farinha. Forra-se uma forma com papel vegetal no fundo, manteiga e farinha, e verte-se o preparado. Vai ao forno 30 a 40 minutos a 180 graus. Mas o tempo varia com o forno por isso faça o teste do palito. Deixa-se arrefecer, corta-se ao meio, recheia-se com leite condensado, volta-se a por a outra parte e barra-se o bolo todo com o leite condensado, para a pasta de açúcar aderir ao bolo. Entretanto polvilha-se a bancada com farinha maisena e amassa-se a pasta de açúcar até estar boa para estender, com o rolo da massa, vai-se abrindo a massa até ficar num circulo um pouco maior que o bolo, enrola-se a massa no rolo e põe-se por cima do bolo, com as mãos vai-se ajustando a pasta ao bolo fazendo com que não existam bolhas de ar entre a pasta e o bolo. Depois de ter ajustado a pasta corte o excesso com uma faca e vá colocando as bordas para debaixo do bolo. Decora-se a gosto. Eu desenhei vários corações com uma forma de bolachas e preenchi alguns com chocolate derretido.

Bom Apetite!      

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Hambúrgueres de lentilhas






1 Chávena de lentilhas cozidas 
1 Chávena de farinha de trigo integral
1 Cenoura
1/2 Courgette 
1 Dente de alho 
1 Cebola 
2 Colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto

Numa taça rale a courgette com casca e a cenoura, junte o alho, a cebola e a salsa picados. Acrescente o azeite, as lentilhas e misture tudo. Tempere a gosto, junte a farinha e envolva tudo. Molde os hambúrgueres do tamanho que quiser e leve ao congelador pelo menos 1h. Ponha um fio de azeite numa frigideira e ponha os hambúrgueres até estarem tostados. Sirva com salada e arroz.  

Bom Apetite!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Bifes de frango com molho de tangerina


6 Bifes de frango
1 Cebola
1 Colher de açúcar mascavado
200ml de sumo de tangerina 
1 Colher de sopa (mal cheia) de farinha de trigo
Alho em pó q.b
Azeite q.b
Sal e pimenta a gosto

Tempere os bifes com sal e alho em pó e reserve. Ponha azeite ao lume ( não muito), frite os bifes e depois de fritos reserve. Na mesma frigideira ponha a cebola ralada e deixe fritar (se for necessário acrescente mais um pouco de azeite). Junte a farinha e o sumo da tangerina e deixe engrossar, se ficar muito grosso junte mais um pouco de sumo. Junte os bifes ao molho e volte a aquecer para tomar o gosto do molho. Sirva os bifes com arroz de grelos.

A receita original encontra-se no blogue O diário da Inês.


Bom Apetite!