domingo, 22 de maio de 2016

Bolo de aniversário com massa folhada







Para a massa:

150g de açúcar
150g farinha
6 Ovos
1 Colher de chá de baunilha em pó
1 Colher de chá de fermento

Para o recheio:

1 Embalagem de massa folhada retangular
400g de natas
6 Folhas de gelatina
½ Lata de leite condensado
1 Chávena de chá de doce de ovos
1 Chávena de chá de caramelo

Comece por aquecer o forno a 180 graus. Forre um tabuleiro retângular com papel vegetal no fundo, unte com manteiga, polvilhe com farinha e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e envolva a farinha já com a baunilha e o fermento. Verta o preparado na forma e leve a cozer em forno médio cerca de 25-30 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
Corte o bolo ao meio na horizontal e coloque uma das metades na forma em que fez o bolo, barre-a com caramelo e reserve. Ponha a massa folhada no forno até ficar tostada.

Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria. Bata as natas em chantilly e junte o leite condensado, misturando bem. Dissolva a gelatina demolhada e escorrida no micro-ondas e adicione às natas mexendo muito bem. Deite sobre a metade do bolo barrada com caramelo. Retire a massa folhada do forno, corte à medida do bolo e ponha dentro da forma, parta a parte de cima da massa para baixar e coloque o resto do chantilly por cima da massa folhada.

Coloca-se a outra metade do bolo e rega-se com caramelo. Vai ao frigorífico 2 horas. Desenforme sobre um prato de servir e cubra com o doce de ovos e por cima caramelo. Com o que sobrar da massa folhada, parte-se aos pedaços e enfeita-se o bolo por cima, juntamente com chocolate líquido.  



Ver aqui como fazer o doce de ovos:

Sem comentários:

Enviar um comentário