sábado, 14 de maio de 2016

Bolo de aniversário



8 Ovos
200g de açúcar
240g de farinha
2 Colheres de chá de fermento
2 Latas de leite condensado cozido
500g de pasta de açúcar rosa
Pasta de açúcar preta q.b.
Pasta de açúcar em outras cores q.b.


Para a calda:

250ml de água
125g de açúcar
2 Colheres de chá de baunilha


Misturar as gemas com o açúcar até fazer um creme esbranquiçado. Junta-se a farinha, já com o fermento e vai-se envolvendo no preparado. Bate-se as claras em castelo bem firme e junta-se ao preparado envolvendo bem.

Forra-se o fundo de um tabuleiro com papel vegetal, manteiga e farinha, vai ao forno 30 a 40 minutos a 160 graus. Testar com o palito. Tira-se do forno, desenforma-se no prato de servir e deixa-se arrefecer. Depois de frio corta-se ao meio na horizontal.

A calda vai ao lume a ferver pelo menos 10 minutos para ficar mais consistente, deixa-se arrefecer um pouco e põe-se por cima de uma das partes do bolo com a ajuda de uma colher de sopa e barra-se com o leite condensado, põe-se a outra metade do bolo e volta-se a pôr o resto da calda. Cobre-se o bolo com a forma em que foi feito e vai ao frigorífico 1 a 2 horas.

Para trabalhar com a pasta de açúcar é muito fácil, parece difícil mas não é! Mas se ficarem com dúvidas podem ir a Internet e pesquisar como fazer bolos com pasta de açúcar ou bolos de maquilhagem, que encontram muitas dicas e vídeos, vou tentar explicar como faço.

Em cima de uma bancada polvilhada com açúcar em pó, amasse bem a pasta até se tornar lisa e macia e faça uma bola, depois com o rolo da massa estenda até fazer um quadrado um pouco maior que o bolo. A massa deve ficar mais ou menos com a espessura de 3 a 5 mm.

Retira-se o bolo do frigorífico, tira-se a forma e barra-se com o restante leite condensado, com uma fina camada, para que a massa cole ao bolo. Depois de estar todo coberto, enrole a massa no rolo da massa e transfira para cima do bolo, com as mãos vai-se aconchegando ao bolo, corta-se o excesso com uma faca, faz-se umas bolinhas de outra cor para o acabamento ficar mais perfeito. 

Para a decoração as peças devem ser feitas de véspera para ficarem secas. Se for necessário colar alguma peça ao bolo pode fazê-lo com clara de ovo. Este bolo parece difícil, mas não é! Necessita só um pouco de paciência, vai ver que a sua filha vai gostar.

Sem comentários:

Enviar um comentário